O Governo do Ruanda, por meio do Conselho de Desenvolvimento de Ruanda, hospedou o WEDF 2014 em Kigali – Ruanda, uma excelente porta de entrada para fazer negócios na região do Leste Africano e não só, é um centro de terceirização de serviços e centro emergente regional. Ruanda foi classificado pela Global Competitive Index Relatório do Fórum Econômico Mundial 2013-2014 como o país mais competitivo na África Oriental e o terceiro em todo o Continente Africano.

O Tema

O tema da WEDF 2014, “As PMEs – Pequenas e Médias Empresas, criando postos de trabalho por meio do comércio”, reflete a importância que o ITC – International Trade Centre e os seus parceiros atribuem ao papel de um setor privado vibrante na condução do crescimento e desenvolvimento liderado pelo comércio. A urgente necessidade de criar oportunidades de emprego, em particular para os jovens, esteve no centro das discussões entre pensadores globais e profissionais dos setores público e privado.

Houve grandes debates sobre as políticas e medidas de apoio necessários para que as PMEs possam realizar o seu potencial como motores de crescimento e de emprego. A tarefa para os governos, instituições de apoio ao comércio, do comércio e das autoridades de promoção de investimentos, multinacionais e desenvolvimento da comunidade internacional é desbloquear o potencial das PMEs, através do investimento na construção de capacidade produtiva, a melhoria das competências e apoiar o acesso ao capital e finanças. Competitividade das PMEs é um fator chave na determinação da competitividade global de um país e suacapacidade deresponder à demanda do mercado internacional.    Fonte: www.intracen.org

O evento teve a abertura oficial realizada pelo Presidente de Ruanda, Exmo. Sr. Paul Kagame e os trabalhos foram conduzidos pelo ITC, representado no ato pela Diretora Executiva, Sra. Arancha González. Foram representados mais de 73 Países no evento e o Brasil foi representado por uma Missão dirigida pela empresa EXPOTRADE e contou com 13 representantes de Empresas dos mais variados setores.

A AFROCHAMBER esteve representada com o grupo de Associados nas Rodadas de Negócios Internacionais Multissetoriais.

Paralelamente ao evento WEDF, foi realizado o WVEF – WOMEN VENDORS EXHIBITION AND FORUM 2014, no qual a comitiva Brasileira teve uma grande participação, focado nos setores da cadeia produtiva e de comércio de café e serviços.

Share this post on: